O início do processo licitatório para reforma e ampliação dos aeroportos fluminense incluídos no Plano de Aviação Regional, lançado em 2012 pela presidente Dilma Rousseff, está previsto para abril deste ano. Desses terminais, o Aeroporto Ernani do Amaral Peixoto, em Itaperuna, que atualmente opera apenas para pousos e decolagens de pequenas aeronaves de voos particulares, está entre os contemplados.
O subsecretário de Transportes do Rio de Janeiro, Delmo Pinho, anunciou a novidade em reunião com empresários em Itaperuna, no auditório da Representação Regional Firjan/CIRJ no Noroeste Fluminense, na noite de terça-feira (14). Ele apresentou também as diretrizes do plano aeroviário do Rio de Janeiro, cuja revisão está sendo custeada pela agência de comércio dos Estados Unidos (United States Trade and Development Agency). O estudo vai detalhar as adequações necessárias em cada unidade aeroportuária fluminense. Também participaram do encontro o presidente da Representação Regional , Antônio Carlos Boechat; o prefeito de Itaperuna, Alfredo Paulo Marques Rodrigues; o presidente da Câmara Municipal, vereador Alexandre Pereira da Silva; e o secretário municipal de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Turismo, Sérgio Almeida.
O desenvolvimento da aviação regional é um pleito do Sistema Firjan, inserido no Projeto 2022, criado pela federação e apresentado ao secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, em maio de 2012. O Projeto 2022 prevê a melhoria da qualidade de vida a partir de propostas para alavancar os setores de infraestrutura, logística e saúde. “A reestruturação do aeroporto será um importante passo para melhorar a interação de nossa região com outras, contribuindo para a aceleração do nosso desenvolvimento”, destacou Boechat, presidente da FIRJAN/CIRJ Noroeste Fluminense.
Segundo Delmo Pinho, “em Itaperuna, o aeroporto será projetado para voos por instrumento, permitindo maior flexibilidade”. O subsecretário ressaltou que a pista do terminal da cidade tem 1.200 metros, quase a mesma extensão que a do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com 1.323 metros. Entre as adequações necessárias citadas por Delmo estão a construção de um novo terminal de passageiros e a instalação do sistema de balizamento noturno. Inicialmente, a unidade poderá receber aeronaves com capacidade para até 40 passageiros.
Objetivo é integrar território nacional
O Plano de Aviação Regional prevê integração do território nacional, o desenvolvimento dos polos regionais e o fortalecimento dos centros de turismo. Na primeira fase, o programa visa a revitalização de 270 aeroportos regionais em todo o país, com investimentos da ordem de R$ 7,3 bilhões. Nos terminais do estado do Rio, serão investidos em torno de R$ 290 milhões. Além de Itaperuna, outros oito municípios fluminenses estão incluídos no plano: Angra dos Reis, Paraty, Volta Redonda, Nova Friburgo, Resende, Macaé, Campos dos Goytacazes e Cabo Frio.
O programa será desenvolvido em parceria com os governos estaduais e municipais, sob gestão do Banco do Brasil. Os recursos virão do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac), cuja base são as outorgas pagas regularmente na concessão dos grandes aeroportos.
Com informações do G1.
Os nossos governantes deveriam tentar também junto ao governo federal a criação de um aeroporto próximo ao santuário da aparição de Natividade pois no futuro teremos um movimento acentuado de turistas visitando este santuário já que em breve o vaticano criará uma comissão de prelados para verificar a possibilidade da igreja reconhecer a veracidade dos fatos ali ocorridos. Pode parecer utopia mas não é e além do mais obras sempre são bem vindas aos políticos brasileiros.