A próxima etapa da 8ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, acontece este ano, com as visitas técnicas aos municípios finalistas.
O município de Natividade, junto com o vizinho Itaperuna, é um dos 26 municípios do Estado do Rio de Janeiro classificados para a fase final da VIII edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Esta é a segunda vez que natividade se classifica para a fase final do Prêmio. Na edição anterior, a cidade foi uma das 20 cidades finalistas. Nesta edição, diferentemente das edições anteriores, o regulamento possibilitou que os municípios participantes pudessem inscrever até dois projetos diferentes, em duas categorias.
Com isso, um número muito grande de projetos participaram dessa fase e, como nas edições anteriores, a etapa de pré-seleção foi realizada pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), que definiu os 30 projetos finalistas.
Natividade inscreveu dois projetos, sendo que um deles foi classificado para a etapa final. O nome do projeto é “Natividade: Cidade Empreendedora”, na categoria Lei Geral Implementada.
De acordo com o Sebrae, já estão sendo desenvolvidas as etapas da 8ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, quando acontecem as visitas técnicas aos municípios finalistas, elaboração do livro, julgamento dos projetos e a premiação da fase Estadual e Nacional.
Itaperuna e Miracema também na disputa
O chefe do Executivo de Itaperuna, Alfredo Rodrigues – Alfredão, também disputa o título, que é concedido a prefeitos de todo o Brasil que tenham implantado projetos com resultados comprovados, ainda que parciais, de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios. Esta é a etapa estadual e o resultado será divulgado em abril.
Durante dois dias (14 e 15/01), uma equipe do Sebrae entrevistou o prefeito Alfredão, o secretário de Agricultura, Luiz Alberto Azevedo, – também responsável pelo projeto inscrito – e pessoas beneficiadas com o programa que visa pequenos negócios no campo. Depoimentos foram coletados e fotos registradas para serem anexados ao processo. Já no próximo mês, em fevereiro, uma comissão julgadora irá analisar os empreendimentos para, então, revelar os vencedores.
Na região Noroeste Fluminense três cidades são finalistas: Itaperuna, Miracema e Natividade. Na premiação estadual, o primeiro lugar ganhará troféu e uma visita técnica para Barcelona, na Espanha. O segundo colocado também vai faturar troféu e 30 horas de consultoria em gestão pública. Já a terceira posição, levará troféu e 15 horas de capacitação em gestão pública. O vencedor da etapa estadual irá competir com os prefeitos de todo o país, na fase nacional.
Da redação da Rádio Natividade – www.natividadefm.com.br