Técnicos de todos os escritórios regionais de engenharia rural do Estado, que atuam no Programa Estradas da Produção, da secretaria estadual de Agricultura, participaram, nesta semana, em Itaperuna, de treinamento para aplicação de bica corrida, material utilizado no revestimento primário em estradas vicinais, para melhorar as condições de trafegabilidade, permitindo o escoamento da produção rural e deslocamento da população do campo.
Para a presidente da Emater-Rio e coordenadora do Estradas da Produção, Stella Romanos, o investimento na capacitação dos técnicos tem sido fundamental para a melhoria do serviço prestado pelas equipes do Programa.
– Queremos padronizar em todas as regiões onde atuamos os procedimentos utilizados para a aplicação da bica corrida, garantindo a qualidade dos resultados – explicou.
Na oportunidade, foi realizada demonstração prática da aplicação desse tipo de revestimento em trecho de estrada vicinal, na área rural, onde as equipes acompanharam os processos de aplicação do material. Entre as etapas técnicas apresentadas constaram desde a regularização e conformação da plataforma, passando pela forma mais indicada de molhar, aplicar e espalhar a bica corrida, até a regularização com a motoniveladora e compactação com o rolo compactador.