Em sua página pessoal no Facebook, o padre Padre Gilberto Araújo Alvim ( na foto acima) – Pároco da Paróquia de Santo Antônio de Porciúncula, divulgou um anota, onde dá detalhes sobre o caso do falso sacerdote que enganou a todos em sua cidade e Laje do Muriaé. Leia:
Nota do Padre na íntegra:
Infelizmente fomos enganados por Wesley Ricardo que se passava como padre da arquidiocese de São Paulo. Descobrimos o fato no sábado pela manhã depois que postei algumas fotos tiradas pela Neusa na celebração da sexta-feira da paixão no face do “padre” Ricardo. Um sacerdote da referida arquidiocese entrou em contato com a Neusa por mensagem pedindo a ela que alertasse ao padre da paróquia, pois sem saber este estava acolhendo um falsário.
Neusa só conseguiu falar comigo pela manhã de sábado santo. Imediatamente telefonei para Pe. Ramyro de Laje do Muriaé e o alertei pedindo a ele que entrasse em contato com o padre da arquidiocese de São Paulo, pois este havia deixado um número de telefone para maiores esclarecimentos. Pe. Ramyro já havia tentado falar com o ordinariato militar do Brasil (ele dizia também ser capelão militar) e com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, mas por ser sábado santo estava difícil. Conseguiu então falar com o Pe. Márcio Leitão (Arquidiocese de São Paulo) sendo assim informado que não se tratava de padre e sim de um impostor que aplicava golpes em paróquias. Havia enganado bispos e padres.
Fomos ingênuos? Não. Apenas parecia ser realmente um padre católico, pois em seu face havia fotos do lado do Cardeal de São Paulo com quem havia concelebrado Missas. Procurei tratá-lo com normalidade sem que ele soubesse que já tinha sido desmascarado por mim e Pe. Ramyro. Almoçou comigo no sábado e depois um paroquiano gentilmente o levou para Laje do Muriaé onde Pe. Ramyro já o aguardava com a polícia. Avisamos ao bispo diocesano que nos orientou a entregá-lo a polícia. O episódio é muito triste para todas as paróquias onde ele passou aplicando golpes, pois nós padres que o acolhemos com fraternidade sacerdotal ficamos decepcionados com este estrago em plena semana santa.
E agora fica a pergunta: e as confissões atendidas por ele? Entrei em contato com o Sr. Bispo e este me disse que as pessoas foram ao confessionário com retidão e arrependimento sincero, logo Deus em sua infinita misericórdia acolhe e concede o perdão. Caso alguém que tenha se confessado com ele não se sinta bem pode me procurar que atenderei. Peço perdão a comunidade pelo transtorno causado.
Padre Gilberto Araújo Alvim – Pároco da Paróquia de Santo Antônio de Porciúncula
Acautelai para que ninguém vós engane e confissão deve ser para Deus e não para homens falho como nós somos seres humanos.Devemos nos confessar para Deus dentro de nosso quarto ele sim pode julgar e perdoar e não falar para padre , pastor ninguém ai ai.