Cerca de cinco mil candidatos se inscreveram para concorrer a uma das 215 vagas do concurso público da Prefeitura de Natividade. A informação foi confirmada na tarde desta terça-feira (28), pelo secretário de Fazenda e Planejamento, Leandro Levone. Com base nesses números, a disputa atinge o patamar aproximado, de 23 candidatos por cada vaga.
O prazo de inscrições para o certame se encerrou no último dia 12 de outubro. A prova escrita objetiva de múltipla escolha e a prova discursiva (redação), deverão ser aplicadas no próprio município, com data prevista para o dia 23 de novembro, com duração quatro horas para sua realização, em turno único, no horário compreendido entre 08h às 12h. Os salários variam de R$ 747,00 a R$ 1.527,26.
As vagas para nível superior são para Cirurgião-Dentista, Enfermeiro (exige também dois anos de exercício na função); Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico, entre outros cargos.
Já para empregos de nível médio/técnico há vagas de Fiscal de Tributos Municipais, Fiscal de Urbanismo, Técnico Agrícola, Técnico em Agrimensura, Técnico em Contabilidade, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática e Técnico em Segurança do Trabalho. É necessário ter Ensino Médio completo e Curso Técnico na área de atuação. Os candidatos de nível médio irão tentar vagas de Agente Cultural, Agente Esportivo, Assistente Administrativo, Auxiliar Administrativo, Fiscal de Meio Ambiente, Fiscal Sanitário e Inspetor de Alunos.
Para as funções de Agente Sanitário, Cozinheiro, Eletricista, Guarda Municipal Ambiental, Mecânico de Veículos e Máquinas Pesadas, Motorista de Ambulância, Motorista de Veículos Leves, Motorista de Veículos Pesados e Operador de Máquinas Pesadas, exige-se ensino fundamental completo, e em alguns cargos é necessária a comprovação de exercício da função no período mínimo de dois anos. Os cargos de Artífice de Obras e Serviços Públicos, Auxiliar de Obras e Serviços Públicos, Auxiliar de Serviços Gerais, Merendeira, Operador de Máquinas Leves (exige comprovação de no mínimo um ano o exercício da função) e Vigia, poderão ser pleiteados por pessoal de nível fundamental incompleto.
O concurso compreenderá em provas escritas objetivas de múltipla escolha para todos os cargos, além de prova discursiva (redação) somente para o cargo de Procurador Jurídico; prova prática para os cargos de Motorista de Ambulância, Motorista de Veículos Leves, Motorista de Veículos Pesados, Operador de Máquinas Leves e Operador de Máquinas Pesadas; e avaliação física somente para o cargo de Guarda Municipal Ambiental.
Para ser nomeado no cargo é necessário ser brasileiro nato ou naturalizado, com 18 anos completos na data de posse, estar quite com a Justiça Eleitoral e em dia com o Serviço Militar (sexo masculino). A validade do concurso público é de dois anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.
Da redação da Rádio Natividade
* Flagrou algo interessante? Fotografou? Alguma reclamação? Envie para participe@natividadefm.com.br ou via WhatsApp para (22) 9 9877 – 7187
olha acho um absurdo pessoas de outras cidades fazerem este concurso na minha opinião tem que dar oportunidade pra Natividade,Querendo e Ourania,quantas pessoas contam com este concurso,e mais tem que trazer renda pra nossa cidade.
Isso se chama concurso publico.
Depois de muita luta conseguimos a realização deste concurso, que irá com certeza dar uma organizada no quadro de pessoal da Prefeitura. Com esta organização conseguiremos avançar na conquistas dos direitos dos Servidores ainda pedentes de solução.
Com relação a organizar um concurso público, restrito aos moradores de Natividade não há amparo na legislação para isto. O concurso é uma concorrência pública aberto a todos os Brasileiros. Está na Constituição Federal, o Município não tem competência para legislar de foram diferente disto.
Uma outra questão que é preciso ser bem esclarecida, é quando se fala em validade do concurso, é a validade do mesmo para a contratação dos aprovados e não a duração do contrato de quem ingressou no cargo no Município através do concurso. Ou seja estamos diante de um concurso Público e não diante de um processo seletivo para contratações temporárias.
Absurdo e as pessoas ter este tipo de mentalidade. pois o concurso tem que ser nacionalmente mesmo. Sempre serei a favor da igualdade social, direito para todos.