Um único incidente foi registrado neste domingo (26), durante a votação para segundo turno em Natividade. De acordo com informações da Justiça, um eleitor foi detido após ter fotografado o momento em que votava e postado a imagem em sua página no Facebook.
Os fiscais eleitorais teriam recebido a denúncia anônima e acionado a Polícia Civil, que localizou o rapaz em sua casa, no bairro Bagaceira. De acordo com o delegado Gésner César Bruno, A.O.C., é registrado na 43ª sessão, que funcionou no Colégio Estadual Flávio Ribeiro de Rezende. Detido, o eleitor permaneceu na unidade policial, até o fechamento do pleito, sendo indiciado por violar o sigilo do voto. Ele deverá responder em liberdade.
Da redação da Rádio Natividade
* Flagrou algo interessante? Fotografou? Alguma reclamação? Envie para participe@natividadefm.com.br ou via WhatsApp para (22) 9 9877 – 7187
De acordo com o Artigo 91 da Lei 9.504, é proibido “portar aparelho de telefonia celular, máquinas fotográficas e filmadoras, dentro da cabina de votação”, fazendo com que o eleitor seja obrigado a deixar o dispositivo com o mesário na hora de votar.
O registro também pode ser considerado “boca de urna”, punível “com detenção, de seis meses a um ano, com a alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período” e multa no valor de R$ 5 mil a R$ 15 mil, de acordo com o Artigo 39 da mesma lei.
Além disso, a pena para quem viola ou tenta violar o sigilo do voto, de acordo com o artigo 312 da Lei nº 4.737 do Código Eleitoral, é de até dois anos de prisão.
Trabalhei nas eleições e se fizesse isso na seção que prestei serviço, com certeza eu iria acionar a polícia.
Ninguém está acima da lei. Lei é lei! E para que serve a lei? Para regulamentar a sociedade, estabelecendo normas e padrões para boa e plena convivência entre as pessoas.
Quem se acha acima da lei deve ser punido. Todo castigo é pouco.
ONTEM QUANDO VOTEI NEM ME PERGUNTARÃO SE EU ESTAVA COM TELEFONE OU CAMERA.
Parabéns ao Prefeito Everardo e ao Lauro pela votação.
Prefeito não faz votação. Parabéns ao Cartório Eleitoral pelo sucesso da votação.
cadê a justiça nesse país?
que vergonha e trabalha no colégio.que exemplo dar os alunos.