Acompanhado de vereadores, o prefeito interino de Natividade, Robson Rodrigues Barreto, participa esta semana da XVIII Marcha dos Prefeitos em Brasília (DF). O político foi um dos presentes na abertura oficial do evento, que ocorre anualmente sob a coordenação da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Apesar de estar praticamente em seu final de mandato, Robson destacou que durante sua estada na capital federal, está aproveitando para estreitar laços e manter contado com deputados e senadores.
A Marcha:
O principal tema da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios é o repasse de fundos da União para as cidades do País no contexto de ajuste fiscal. Segundo o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, a “Marcha dos Prefeitos”, como é conhecida, deve ter mais força este ano.
Ziulkoski alerta que os cortes no Orçamento, bem como possíveis atrasos no repasse, dificultam a atuação dos municípios. “Como dar seguimento às obras que já estão em andamento? O município contratou, já pagou e não vai receber o repasse da União.” Para ele, quem vai pagar pelos ajustes é o cidadão. “Muitos vão ficar sem atendimento de saúde ou transporte. Vai faltar verba para remédio e para a merenda escolar”, afirma.
De acordo com organização da marcha, mais de 7.000 pessoas participam do evento, que promoverá palestras e mesas de debate até quinta-feira, 28, com prefeitos, vice-prefeitos e secretários de municípios de várias regiões do Brasil.
Da redação da Rádio Natividade