Os escritórios locais da Emater-Rio de Natividade e Italva, promoveram reuniões entre os Comitês Gestores das Microbacias Hidrográficas (COGEMs). O objetivo é aprimorar o processo de autogestão comunitária, um dos pilares do programa Rio Rural (da Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária), promovendo o diálogo e a troca de experiências entre os agricultores para fortalecimento dos grupos.
Nas reuniões, os técnicos executores do Rio Rural apresentaram o andamento do programa em cada microbacia e ressaltaram a importância da atuação do COGEM para consolidação das políticas de apoio ao desenvolvimento rural sustentável. Logo após, cada COGEM se reuniu em um grupo de trabalho para fazer uma auto-avaliação sobre seu desempenho, refletindo sobre suas atribuições e buscando aprimorar suas atividades.
Exemplo de sucesso
Em Natividade, o encontro aconteceu na Secretaria Municipal de Agricultura, com participação de produtores rurais das microbacias Conceição, Bela Vista/São Sebastião, São Lourenço, Basiléia/Esperança, e Capanema Marambaia. A reunião foi conduzida pelo assessor técnico regional do Rio Rural, Éderson Costa, e pelo supervisor local da Emater-Rio, Emmanuel Tavares Teixeira. Eles destacaram a força do COGEM, que tem poder de decisão sobre os investimentos a serem realizados pelo projeto.
Exemplo de organização comunitária, o caso da microbacia Bonsucesso – localizada em Porciúncula, município vizinho – foi destacado. O técnico executor Ademir das Virgens e os agricultores Saulo e Fernando relataram que trabalham em parceria. “O COGEM tem responsabilidades. Marcamos reuniões, discutimos o que é melhor para a comunidade, cobramos a implantação do projeto e a prestação de contas. Acompanhamos todo o processo”, disse Fernando Pelegrini.
Participação expressiva
Em Italva, a reunião aconteceu no Centro de Treinamento da Emater-Rio, com a participação de mais de 50 agricultores familiares. Eles compõem os comitês gestores das cinco microbacias trabalhadas pelo Rio Rural neste momento – Carcanjo, Carqueja, Valão da Prata, Marimbondo e Santa Joaquina. Para o supervisor local, Carlos Marconi Resende, a atividade foi muito positiva, porque contou com a participação de diferentes segmentos – jovens, mulheres, assentados rurais, associações, governo municipal e outros parceiros do programa.
Integrante do Cogem da microbacia Carcanjo e presidente da Associação de Moradores e Produtores Rurais de Califórnia e Boa Sorte, Wanderson da Rocha Santos acredita que a reunião fortaleceu os grupos. “Esta é uma oportunidade única para os agricultores. Os extensionistas e as autoridades vieram para nos ouvir e nós mostramos que sabemos o que queremos. Os produtores estão correspondendo ao apoio recebido, com muito trabalho e responsabilidade na implantação dos projetos”, afirmou.
Da redação com Ascom/Rio Rural