A Secretária Municipal de Educação, Jaqueline Luquetti, se manifestou nesta terça-feira (14), sobre o caso do corte no fornecimento de energia elétrica, na Creche Municipal Casa do Meu Sonho, no distrito de Ourânia. A interrupção se deu pelo não pagamento de uma fatura, no valar de R$ 47, referente ao mês de agosto que não foi quitada. Por meio de nota, enviada no início da tarde à Rádio Natividade, a secretária responsabilizou a diretora da unidade, pela falha ocorrida, salientado que tal atribuição pertence às direções de cada creche ou escola.
LEIA A NOTA NA ÍNTEGRA:
Eu, Jaqueline Luquetti Gonçalves, Secretária Municipal de Educação, em caráter de esclarecimento, faço uso deste meio de comunicação para informar a respeito do ocorrido na Creche Municipal Casa do Meu Sonho, situada no distrito de Ourânia.
Devo informar que todas as contas de luz das Unidades Educacionais são de responsabilidade direta da Direção das escolas e/ou creches enviá-las à Secretaria Municipal de Educação para sua quitação. O fato em pauta e isolado (Creche Municipal Casa do Meu Sonho) se dá pelo fato de que a, então Diretora MÁRCIA VALÉRIA, NÃO apresentou ao setor de finanças desta Secretaria a conta referente ao mês de agosto do corrente ano para que fosse quitado o débito.
Ao questionarmos a Diretora, a mesma relatou não ter ciência do referido aviso, contudo, ao entrarmos em contato com o proprietário do imóvel, o mesmo comentou ter recebido uma ligação da AMPLA, comunicando o débito e informando o posterior corte se o mesmo não fosse quitado. Ele imediatamente foi até a Creche e comunicou a respeito do telefonema á Diretora, porém, uma semana se passou e a referida responsável pela creche NÃO assumiu nenhum posicionamento mediante o fato, não solicitando segunda via de conta nem comunicando à Secretaria Municipal de Educação.
A mesma somente soube qual era a referência do aviso através da secretaria Municipal de Educação que entrou em contato com a fornecedora de energia elétrica solicitando informações a respeito do débito. Vale ressaltar que no aviso do mês 09, que somente chegou em nossas mãos em 13/10, já havia uma notificação de débito e informando à respeito do possível corte, comunicado este que não foi observado pela Diretora, causando o referido transtorno.
Todas as medidas cabíveis foram tomadas e a empresa fornecedora de energia já está ciente da quitação do débito. Mediante o fato ocorrido, mesmo não sendo responsabilidade direta da secretaria Municipal de Educação nem da Prefeitura Municipal de Natividade, peço desculpas aos funcionários, crianças, pais e/ou responsáveis.
RELEMBRE O CASO:
A falta de pagamento da fatura, fez com a Creche Municipal Casa do Meu Sonho, no distrito de Ourânia, ficasse toda esta segunda-feira (13), sem energia elétrica. De acordo com moradores, funcionários da concessionária Ampla, estiveram por lá na manhã de hoje, interrompendo o fornecimento.
– O carro da Ampla chegou de manhã e os funcionários, foram logo cortando a luz. Pelo que falaram a conta estava atrasada, – disse uma vizinha.
A unidade, que atende a 39 crianças de zero a cinco anos e conta com 14 servidores (quatro deles afastados por licença), provisoriamente está funcionando em um imóvel alugado pela prefeitura, uma vez que sua sede original, após mais de 30 anos, passa por reformas, cuja previsão é de serem concluídas nas próximas semanas.
De acordo com informações levantadas pela reportagem da Rádio Natividade, que esteve no local, a fatura em aberto, no valor de R$ 47 é referente ao mês de agosto de 2014 e segundo funcionários, teria se extraviado ocasionando toda a confusão.
– Estamos funcionando provisoriamente nesta casa que é alugada. Não sabemos por que motivo, mas a conta de agosto não apareceu para ser quitada. Setembro já foi paga e o mês anterior ficou para trás, – disse uma das servidoras.
Algumas mães, ao saberem do caso se mostraram indignadas e sob a condição de que seus nomes fossem mantidos em sigilo, emitiram suas opiniões.
– É um absurdo a creche ficar sem luz por falta de pagamento. Imagine o calor que fez hoje e as crianças sem ter um ventilador, uma água gelada para beber. Sei que as funcionárias trabalham com muito carinho e tratam bem nossos filhos, mas isso não pode acontecer! – protestou uma dona de casa.
Até o momento em que a reportagem permaneceu no distrito, por volta das 16h, o fornecimento ainda não havia sido restabelecido. A emissora manteve com Secretaria Municipal de Educação, mas até o fechamento desta matéria, ninguém havia se prontificado a falar sobre o incidente.
Da redação da Rádio Natividade – Fotos: Antônio Neto/Rádio Natividade
* Flagrou algo interessante? Fotografou? Alguma reclamação? Envie para participe@natividadefm.com.br ou via WhatsApp para (22) 9 9877 – 7187
Muito me estranha a diretora da creche ser responsabilizada pelo corte de energia.A diretora está a frente do cargo a 10 anos.Será que durante todos esses anos só agora ela iria esquecer de enviar a conta? Será que algo comum e rotineiro lhe seria esquecido?
Fica a indagação!
Ninguem acredita mais nesse governo omisso e incompetente. Esperavamos pela rapida realização das eleições que até agora não aconteceram e esperavamos que o Fabiano como vereador tivesse uma atitude diferente do ex-prefeito cassado. Lamentável.
O amadorismo impera na cidade de Natividade. Essa pessoa (leia-se Secretária de Educação) não deveria apontar ninguém, mas resolver o problema. É aquela coisa: “foi ele, não fui eu”. Todo erro deve sim ser apurado, mas não jogado ao público. Acredito que isso deve ser resolvido internamente. Se a pessoa se dispõe a assumir tal cargo, tem que arcar com ônus e bônus. O verdadeiro líder não aponta os erros ao vento, ele os corrige. E deve ser responsável pelo coletivo. Não queremos saber quem causou e quem resolve o problema, queremos apenas o problema resolvido. Mas esperar o que da administração atual e quem vive a sua sombra?
É bom também aproveitar este fato e fazer um questionamento:CRECHE foram construidas para as MÃES QUE TRABALHAM deixar seus Filhos, e hoje,ate por orientação do MINISTÉRIO PÚBLICO grande parte das Crianças e Bebês das Creches são Filhos de Mães que ficam em casa na vagabundagem,não trabalham e ainda reclamam,fazem Filhos e depois os colocam para os Poderes Públicos cuidarem,coisa de um País que não é sério!!!!!
Achei anti Ético e sem nenhum profissionalismo essa atitude da secretaria em expor esta situação desta forma ficou muito feio para ela, pois deveria ter resolvido o problema internamente e deixado apenas uma nota de 3esclarecimento dizendo que o problema estava resolvido, e quanto a Diretora, a Secretaria deviria resolver problemas deste porte, repito internamente.
Se o superior não sabe o q o subordinado faz, a culpa é do superior.
Observem este trecho da carta da secretária de educação. ….Vale ressaltar que no aviso do mês 09, que somente chegou em nossas mãos em 13/10, já havia uma notificação de débito e informando à respeito do possível corte, comunicado este que não foi observado pela Diretora, causando o referido transtorno….. Ora então ela já sabia e se quer procurou ou comunicou a diretora , isso é sinal de incompetência, negligência, e com isso ela se torna mais culpada ainda , fora sua secretária incompetente.
Éssa secretária perdeu a noção. Eu no lugar da diretora metia um processo na secretária.
Eu considero, que esta secretaria, esta inveja ou ciume, da diretora, pela trabalho que ela realiza na creche casa do meus Sonhos, pois pela atual fase de dificuldade de administracão; a mesma reliza um ótimo trabalho reconhecido por toda comunidade,
, a mesma já conversou comigo por varias vezes em deixar o cargo de diretora, mas sempre falo a ela , que esta criânca das creche iriam perder. portanto eu acho melhor trocar a secretaria que mais uma vez se mostra incopetente e incapaz de ocupar o cargo que ocupa.cargo esse que e temporário, vai passar. um outro fato desconhecido pela comunidade foi ,que a pessoa que ocupa esta pasta,em uma ligacao(aos gritos) intimidou a diretora a ameacando de chamar a policia por causa da reforma da creche.reforma essa que passou da hora de executada.O bom admistrador faz e nao aponta falhas de sua equipe.
A atitude da secretária foi na tentaviva de esclarecer uma coisa simples, por causa de 47 reais não pagos a energia foi cortada, como moramos em cidades pequenas isto toma uma proporção mundial. Porém não precisava tanto, bastava procurar saber sobre as contas que foram pagas logo após, nessas contas vem o aviso de corte, será que alguém fez de maldade em destacar o aviso de corte?, por isto disse, alguém agiu de má fé contra a direção e contra o município, quando se deixa um mês sem pagar logo a seguir vem aviso em anexo alertando sobre o débito. Foi resolvido a energia voltou, mas que tenham mais atenção e façam uma investigação sobre quem desejou causar discórdia, coisa corriqueira em cidades pequenas por causa de politicagem.
A imprensa exigiu um pronunciamento, e foi dado.