A Secretaria Municipal de Saúde de Natividade realizou nesta segunda-feira (23/03), na sede da própria Secretaria, a Audiência Pública para Prestação de Contas do 3° Quadrimestre de 2014, aprovada na última semana pelo Conselho Municipal de Saúde.
Todos os programas da secretaria apresentaram um relatório das atividades do período. Cabendo ao Fundo Municipal, mostrar o balancete financeiro. A Farmácia apresentou os medicamentos adquiridos para a população. A Odontologia apresentou os principais serviços com número de atendimentos como prótese dentária que foram destinadas quase 100 unidades à população.
Já a Atenção Básica compreendeu quase nove mil consultas médicas e cinco mil atendimentos de enfermagem no período. E ainda foram realizadas 20 mil visitas domiciliares de agentes comunitários de Saúde.
Foram ressaltados os exames realizados fora do município, com transporte da Secretaria, como mamografia, tomografia, ressonância magnética. O atendimento no CAPS chegou a 5.240. As ações de Educação em Saúde e Vigilância Sanitária como trabalho de combate à dengue e prevenção à DST/Aids.
No que se refere às vacinações, 4.473 pessoas foram imunizadas contra a Hepatite B, o que representa 100 % de cobertura. E também foram ressaltadas as consultas realizadas em municípios do Rio de Janeiro, Juiz de Fora (MG) e São Paulo (SP), com transporte da Secretaria, que chegaram a quase 600 no período.
O subsecretário municipal de Saúde de Natividade, Renato Capita, ressaltou a importância da Audiência.
“A prestação de contas mantém a população informada sobre os serviços ofertados pela Secretaria à população, bem como os gastos com cada um deles, vindo complementar a Lei 141 que exige dos órgãos públicos a transparência com gastos com o dinheiro público”, concluiu.
Com informações da Ascom/PMN