A campanha de vacinação contra a gripe foi prorrogada até o dia 03 de junho em Natividade, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. A medida ocorre após o estado do Rio de Janeiro atingir menos de 50% da meta do Ministério da Saúde de imunizar 80% do grupo prioritário. Até esta data, as doses poderão ser tomadas em qualquer PSF do município, inclusive nos distritos de Ourânia e Querendo.
Grupos prioritários
A vacina protege contra os diversos vírus da influenza (A, H1N1, H3N2 e B). Devem ser vacinadas crianças de 6 meses a menores de 5 anos, doentes crônicos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, presos e funcionários do sistema prisional.
A Secretaria Estadual de Saúde destacou que 48,10% das crianças já foram imunizados no estado, 40,38% dos trabalhadores na Saúde, 47,29% das gestantes, 76,16% das mulheres que estão amamentando e 54,93% dos idosos.
De acordo com o Ministério da Saúde, as doses são contraindicadas a pessoas com histórico de reação anafilática em doses anteriores e a quem tem algum tipo de alergia grave à proteína do ovo, uma vez que a dose é produzida em embriões de galinha.