Durante incursão na comunidade da Vila José de Carvalho, em Miracema, policiais militares do Patrulhamento Tático Motorizado (PATAMO), do Posto de Policiamento Comunitário do Alto do Cruzeiro (PPC), além de um PM de folga, prenderam nesta madrugada de domingo (23/03), por volta das 02h00, dois homens ligados a uma possível facção criminosa denominada e apreenderam um menor de idade.
Informações passadas via Disque Denúncia 190, davam conta de que homens circulavam pela comunidade ostentando armas e as escondendo num beco. As equipes policiais ao chegarem ao local se dividiram: alguns continuaram o patrulhamento motorizado e outros se infiltraram para monitorar a movimentação de possíveis suspeitos.
A certa altura, alguns agentes escondidos observaram as atitudes suspeitas de Wilian José Alves, de 25 anos, conhecido por “Wilian Dibanda” e de Luís Henrique Alves, de 23 anos, conhecido por “Ricão”, quando ambos saíram de um lugar conhecido como Trailer do Rondineli e entraram num beco, retornando pouco depois com armas de fogo nas mãos.
Os PMs imediatamente fizeram contato com os colegas de farda que faziam o patrulhamento motorizado para efetuarem o cerco, quando notaram que os acusados rapidamente foram em direção a uma residência, entraram no quintal e retornaram para a calçada.
Ao abordá-los e revistá-los sem nada encontrar, os policiais obtiveram a informação de que “Ricão” morava na casa onde teriam entrado pouco antes. Efetuaram então uma busca no quintal e localizaram próximo ao muro, uma Pistola Imbel Calibre 380, com quatro munições intáctas e um Revólver Rossi Calibre 38, com 06 seis munições intactas no tambor.
Com eles foram apreendidos ainda dois aparelhos celulares e a quantia de R$ 207,00 em dinheiro.
No momento em que eram conduzidos presos à viatura de polícia, um menor de 17 anos, se aproximou dos militares afirmando que as armas encontradas pertenciam a ele, sendo ele apreendido de acordo com o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e conduzido à Distrital de Miracema juntamente com os demais acusados para prestar esclarecimentos.
A ocorrência teve seguimento na Delegacia de Área -136ªDP Santo Antônio de Pádua – onde o Delegado ao analisar os fatos, autuou “Wilian Dibanda” e “Ricão” com base no Art. 14 e 16 da Lei 10.826/03 (Estatuto do Desarmamento).
“Wilian Dibanda” teve arbitrada uma fiança no valor de R$ 7.240,00, já “Ricão” não teve o mesmo benefício da Lei. Ambos foram transferidos para o regime prisional na cidade de Itaperuna. O menor, por sua vez, negou na Delegacia de Polícia que tivesse envolvimento com os acusados bem como qualquer participação nos fatos, sendo liberado posteriormente.
Com informações do Plantão de Polícia