Agentes da Polícia Civil de São Fidélis estouraram um cativeiro na tarde deste sábado (26) na localidade de Angelim, no terceiro distrito do município. Segundo informações da polícia, quatro homens eram mantidos trancados em um quarto de uma residência, há pelo menos dez anos.
Na noite de ontem (25), um deles conseguiu fugir e procurou à unidade policial para denunciar o fato. Uma operação envolvendo policiais da 141ª Delegacia Legal de São Fidélis e da 134º DP de Campos, foi montada para resgatar os três, que eram mantidos em situação análoga à escravidão. Em depoimento, uma das vítimas disse que um caseiro, os retiravam do quarto às 8h da manhã e levava para uma fazenda onde eram obrigados a trabalhar durante todo dia e só voltavam para o quarto às 17h.
As vítimas não possuíam carteira assina e não recebiam nada pelo trabalho, além de viverem numa situação sub-humana, recebendo uma ou duas refeições por dia.Ainda segundo a polícia, toda vez que um parente ia até o local procurar pelas vítimas, eram informados que eles já haviam ido embora,
No imóvel havia apenas duas camas e um colchonete, além de um armário, um banheiro com pia com uma grelha de churrasqueira. O imóvel sequer possuía geladeira e fogão.
O proprietário da fazenda identificado como Paulo Cezar Azevedo Girão, de 59 anos, seu o filho Marcelo Conceição Azevedo Girão, de 33 anos, e o caseiro Roberto Melo da Araújo, de 38 anos, foram presos em flagrante e encaminhados para a 141ª delegacia de São Fidélis, onde começou a ser confeccionado o registro de ocorrência.
As vítimas também( foto acima) foram ouvidas e em seguida, foram encaminhadas para a 134ª DP de Campos, assim como os acusados.
Com informações do SFnotícias – Fotos: Vinícios Cremonez