Com o objetivo de levar a sétima arte para cidades que não dispõem de salas de cinema ou que, por algum motivo, estão fechadas, o projeto “Cine na Estrada SESI Cultural” chega à região Noroeste Fluminense neste sábado, dia 25 de abril. O cinema a céu aberto será instalado em Porciúncula, na Praça Antônio Amado, e terá programação gratuita para toda a família, com direito a pipoca.
A iniciativa do SESI Cultural, que tem o apoio das prefeituras, visa também difundir o cinema nacional através da mostra de longas-metragens premiados. “O Cine na Estrada é uma oportunidade do público experimentar a sensação de estar em um cinema, de ver a projeção em uma supertela e também de poder compartilhar, com muitas pessoas, um momento muito prazeroso. Para os mais velhos, um gostinho de nostalgia, pois em um passado nem tão distante quase todas as pequenas cidades possuíam cinemas, e era uma programação muito valorizada”, disse Olga Acosta, chefe do setor de Cultura do SESI em Itaperuna.
Em Porciúncula, será exibido “As aventuras do avião vermelho” para o público infantil, a partir das 18h. Do gênero animação, o filme de 90 minutos conta a história de Fernandinho, um garoto de oito anos que se torna solitário e com problemas de relacionamento após perder a mãe. O pai faz de tudo para ganhar o filho, mas nada funciona até que um livro de sua infância devolve a alegria ao menino, que mergulha em uma aventura para salvar o Capitão Tormenta, personagem da obra. Nessa jornada, Fernandinho descobre a importância da leitura e do amor de seu pai.
Já na sessão para adultos, às 20h30, entra em cena “Gonzaga – De pai para filho”. Em 120 minutos, o longa-metragem retrata a história de encontros e desencontros de Luiz Gonzaga, também conhecido como “Rei do Baião”, e de seu filho, o Gonzaguinha. Após o nascimento do filho e complicações de saúde da esposa, Luiz Gonzaga decide retomar à estrada para garantir os estudos e um futuro melhor para o herdeiro. No entanto, a distância entre eles fez crescer uma complicada relação, principalmente pela divergência de personalidades.
A estreia do “Cine na Estrada SESI Cultural” aconteceu dia 28 de março, no município de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, e seguiu por mais duas cidades daquela região: Conceição de Macabu, dia 11 de abril, e Carapebus, dia 18. Na região Noroeste, o projeto vai passar ainda por Santo Antônio de Pádua, dia 23 de maio, e Miracema, dia 20 de junho.