Detentos do presídio Diomedes Vinhosa Muniz em Itaperuna, contarão com serviços de saúde, assistência social e até psicólogo. O objetivo do projeto é garantir o acesso dos detentos á saúde, além de melhorar o atendimento do SUS aos usuários da cidade.
Nesta terça-feira (03), o secretário Municipal de Saúde, Marcelo Poeys, reuniu-se com representantes da SEAP (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária) e de acordo com ele, a unidade prisional conta com apenas um enfermeiro, e todos os detentos (aproximadamente 750), dependem de algum tipo de atendimento médico, além de exames.
– Os detentos são transportados às unidades de Saúde do município para a realização dos procedimentos, causando transtorno a todos, principalmente aos usuários do SUS, ficando por conta do município todo o custeio com profissionais, medicamentos e outros, – declarou.
Ainda segundo o secretário, o objetivo da reunião foi uma conversa inicial, que irá resultar em um convênio entre a Secretaria Municipal de Saúde, SEAP e o Ministério da Saúde.
O município irá montar uma equipe de profissionais de saúde, médico, enfermeiro, assistente social, dentista, psicólogo, auxiliar de enfermagem e técnico, auxiliar de Saúde Bucal, que passarão a fazer todos os procedimentos dentro da unidade prisional, sem custo algum para os cofres municipais segundo o secretário. Somente os casos mais graves serão transportados para fora do presídio.
Com informações do SFNotícias