Agentes comunitários de Saúde e enfermeiros do Programa de Saúde da Família de Varre-Sai estiveram reunidos na terça-feira e quarta-feira(22 e 23/10) no auditório da Secretaria Municipal de Agricultura onde participaram de um encontro de Saúde Ambiental. O evento, promovido pela Secretaria de Saúde de Varre-Sai, através da Coordenação de Vigilância Sanitária, Ambiental e Educação em Saúde Ambiental, juntamente com a FUNASA, contou ainda com as presenças do prefeito Everardo Ferreira, do vice-prefeito Amâncio Bendia e do secretário de Saúde, Waldir Antônio Fabri e de representantes do Conselho Municipal de Saúde, João Paulo Freitas, Elizabeth Câmara e Rosane Bendia ( também representante da Emater).
Com enfoque para a Educação em Saúde e Controle da Qualidade da Água, no primeiro dia do encontro, o técnico em Educação em Saúde Ambiental da FUNASA, José Roberto de Castro Gonçalves, realizou uma atividade de Educação em Saúde Ambiental com a finalidade de instrumentalizar o profissional em ações educativas para desenvolver em suas atividades diárias.
O técnico abordou temas como meio ambiente, conceito de saúde, diferença de prevenção e promoção em Saúde e a importância da comunicação e da educação em saúde ambiental. “Os temas são inseridos dentro de uma metodologia aplicativa para as pessoas ficarem mais desinibidas, procurando uma participação efetiva”, disse José Roberto.
O encontro prosseguiu na quarta-feira(23/10), com a palestra “Importância do Controle de Qualidade e Desinfecção da Água distribuída para consumo humano” que será ministrada pelo farmacêutico e bioquímico da FUNASA, Sebastião Marcos Werneck. Durante o encontro, Werneck realizou coletas de amostras de água que foram processadas na Unidade Móvel de Controle de Qualidade da Água. O resultado da coleta foi apresentado no segundo dia do encontro.
A coordenadora de Vigilância Sanitária, Ambiental e Educação em Saúde Ambiental, Marília Ramos da Silva Gonçalves, explicou que na Unidade Móvel de Controle de Qualidade da Água foi verificada a qualidade da água consumida no município, as coletas aconteceram em bairros que possuem água tratada e que não possuem. “Além da análise da água na unidade móvel, os agentes aprenderam a fazer o clorador por difusão para poços que é a cloração da água para quem não tem água tratada. Após a capacitação, os agentes comunitários tornam-se multiplicadores , ensinando a população a reproduzir os cloradores para colocar nos poços que abastecem suas casas”, disse Marília.
O secretário municipal de Saúde de Varre-Sai, Waldir Antônio Fabri, participou da abertura do evento e falou da importância da capacitação. “A finalidade é aproximar os agentes comunitários dos conhecimentos que a FUNASA vem trazer sobre qualidade da vida no campo, adequação e controle de atividades ambientais. E com essa capacitação, eles terão um respaldo maior para passar conhecimentos e fiscalizar as áreas discutidas no âmbito rural e urbano”, concluiu o secretário.
Da redação com informações Decom/PMVS