A Escola SESI Itaperuna distribuiu, na última semana, um total de 96 mudas de árvores nativas para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. O objetivo é que os estudantes, com o apoio de familiares, definam um local para o plantio e passem adiante boas práticas em benefício do meio ambiente. As mudas foram cedidas pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio).
O plantio simbólico de uma árvore também ocorreu nas dependências da Escola SESI Itaperuna, com a presença de alunos, professores e do extensionista da Emater-Rio, Luiz Alberto Azevedo. Ele ainda palestrou sobre o trabalho desenvolvido pela entidade, por meio do Programa Rio Rural, para preservação de nascentes e redução do consumo de água junto aos produtores rurais.
Segundo Luiz Alberto, as nascentes preservadas são importantes aliadas para oferta de água, sobretudo diante do atual cenário que evidencia a escassez hídrica. “Para essa conservação, é primordial que os arredores estejam arborizados”, disse o extensionista da Emater-Rio, acrescentando aos estudantes que “pequenas atitudes no dia a dia podem ajudar a manter o compromisso com o meio ambiente. Basta haver disciplina e continuidade, gerando mais qualidade de vida para todos nós”.
A iniciativa integra o projeto “Escassez de Água. E eu com isso?”, pilotado pelos estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental desde o início do ano e que envolve uma série de ações pedagógicas em todas as disciplinas. “A importância maior do projeto foi a conscientização dos alunos, que passaram a disseminar diversas atitudes positivas. Também nos preocupamos em envolver as famílias nos trabalhos desenvolvidos, fazendo com que a ideia de sustentabilidade seja multiplicada”, destacou Alcione Candido, pedagoga da Escola SESI Itaperuna.