A Polícia Militar Ambiental flagrou dois homens de 23 e 35 anos com dois trinca-ferros em um alçapão dentro de uma mochila, confessando que haviam acabado de capturá-los em uma mata da Região do Caparaó, Sul do Espírito Santo, sendo que no desenrolar da ocorrência, os policiais apreenderam ainda armas, munições, apetrechos de caça e mais pássaros em cativeiro.
Durante o policiamento de fiscalização na localidade de Oriente, zona rural do município de São José do Calçado, os policiais avistaram dois homens em uma motocicleta, sendo que o carona estava com uma mochila e quando abordados pelos policiais ambientais, os pássaros foram encontrados aprisionados dentro de um alçapão e acondicionados em uma mochila.
Por não portarem documentos no momento da abordagem, os policiais foram até as residências dos mesmos na zona rural do município de São José do Calçado e lá foram encontraram uma espingarda calibre 28, uma espingarda calibre 36, quatro cartuchos calibre 28, um cartucho calibre 36, um pio utilizado para caça, mais um trinca-ferro, quatro coleiros e uma rede para captura de pássaros.
Levantamentos serão realizados para saber se os pássaros seriam comercializados. Os acusados foram conduzidos até a Unidade de Policia de Alegre, juntamente com todos os objetos apreendidos e com os pássaros silvestres que serão levados para a sede do Ibama em Cachoeiro de Itapemirim.