Não está sendo fácil suportar as altas temperaturas desse verão e o forte calor associado à estiagem provoca perdas em vários municípios do Norte e Noroeste Fluminense. Uma das cidades mais atingidas é Aperibé, onde uma caminhada pedindo chuva chamou atenção nesse domingo (18). Moradores se uniram e passaram pelas ruas centrais da cidade. A procissão pede ajuda a dois santos: Santa Maria Madalena e São Sebastião. Durante o trajeto, os fiéis rezam e cantam. E essa cena vai se repetir na cidade até que a chuva apareça.
Aperibé é uma das cidades que mais foi atingida com a seca nos últimos meses e por conta disso, um grupo de católicos tem realizado a tradicional caminhada pelas ruas da cidade, orando e cantando, pedindo chuva. São os próprios moradores e pessoas de outros municípios vizinhos que participam do rito. Esta é uma tradição na cidade.
Mesmo sob um forte sol do meio-dia, eles se encontram diariamente na Igreja São Sebastião, percorrem ruas próximas e retornam para a igreja onde diante da gruta de Nossa Senhora de Lourdes repetem o ritual de derramar água na cruz, um gesto que aprenderam com os mais antigos. O objetivo é trazer chuva.
A cidade de Aperibé vive uma situação preocupante. A falta de chuvas e as altas temperaturas atingem os moradores e já começa a faltar água em alguns pontos da cidade. As orações continuam até começar a chover.
Com informações do G1 – Foto Ilustrativa
Com certeza funciona.
Há uns 30 anos atrás faziam este tipo de ritual.