O mercado de Ponto Pergunta, em Itaocara, sediou a cerimônia de entrega de dez máquinas motoniveladoras a municípios das regiões Norte e Noroeste do Estado, nesta sexta-feira (22). A ação, do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), faz parte do cronograma do Programa de Aceleração de Desenvolvimento (PAC2), que com a entrega desses equipamentos alcança o número de mais de 12 milhões de investimentos na agricultura familiar do Rio de Janeiro.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional,Abastecimento e Pesca (Sedrap) Felipe Peixoto, esteve presente na cerimônia ao lado do presidente da CEASA-RJ, Leonardo Brandão, do delegado do MDA no Rio de Janeiro, José Octávio Fernandes, do secretário Estadual de Agricultura, Christino Áureo e dos demais prefeitos dos municípios contemplados.
O secretário Felipe Peixoto destacou a importância da medida para contribuir com o trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado.
– Ver a CEASA-RJ, que á casa do produtor cheia de agricultores é motivo de muita alegria para nós. Essas ações integradas entre as esferas dos governos contribuem com o desenvolvimento rural. Esses equipamentos são muito importantes na logística para que o produto chegue na mesa dos consumidores. Essas máquinas vão somar com o trabalho que estamos realizando na secretaria, na Ceasa e na Fiperj, já que elas vão trabalhar nas estradas vicinais, por onde nossos produtores transitam – disse o secretário.
Este foi o terceiro lote de equipamentos doados pelo governo federal, através do PAC 2, com objetivo de ampliar e manter a trafegabilidade das estradas vicinais por onde os produtos da agricultura familiar são escoados até os centros consumidores, bem como para facilitar o deslocamento dos moradores e a circulação de bens nas comunidades rurais. As motoniveladoras são especializadas em serviços de terraplenagem; manutenção e corte de terrenos, e na construção e no reparo de estradas vicinais em zonas rurais.
Os dez municípios selecionados para receber o maquinário são localizados nos Territórios da Cidadania do Norte e do Noroeste do RJ – regiões que somam cerca 150 mil moradores do campo. Cada município conta possui, aproximadamente, 50 mil habitantes, onde a agricultura familiar é predominante entre os produtores rurais.
O delegado do MDA-RJ, José Octávio destacou que os outros 45 municípios que se enquadram nessa lista vão receber as motoniveladoras até março do próximo ano. E também será realizada a entrega de caminhões caçambas para todos os 55 municípios.
– Realizar o evento aqui no Mercado de Ponta Pergunta é um reconhecimento do trabalho que vemos desenvolvendo em parceria. A Sedrap e a Ceasa são parceiras na construção de uma agricultura forte. E a entrega desses equipamentos hoje representa empenho do governo federal para dar apoio à agricultura familiar. Desde o ano passado, 55 municípios do Rio já receberam retroescavadeiras através do PAC 2. São máquinas que já estão mostrando sua importância no dia a dia dos produtores em várias comunidades rurais do Rio – declarou José Octávio, que destacou que com a entrega das máquinas, serão mais de 45 milhões investidos em equipamentos para as prefeituras do Estado.
O evento contou com a presença de prefeitos e representantes dos município de Cambuci, Carapebus, Cardoso Moreira, Itaocara, Porciúncula, São Fidélis, São Francisco do Itabapoana, São José de Ubá, Varre – Sai e Conceição de Macabu.