Após o trasbordo dos valões Dantas e Cristalina em Cambuci, que causou o desalojamento de diversas famílias na tarde de quarta-feira (04/12), uma força tarefa foi montada nesta quinta-feira (05/12) para realizar a limpeza de casas e ruas.
O transbordamento ocasionou o alagamento dos bairros Guarani, Suburbano e Centro, que são cortadas pelo Dantas, e Miguelito e Floresta, cortados pelo Cristalina. Segundo prefeitura, o número de famílias desalojadas subiu para 50.
Uma força tarefa foi montada com o apoio de todas as secretarias municipais. Pela manhã máquinas retroescavadeiras e caminhões pipas desobstruíram ruas e estradas que foram atingidas por conta do deslizamento de terras de morros.
O secretário de Defesa Civil, Cristiano Barbirato, contou que alguns moradores já estão retornando suas casas. “Já têm moradores voltando para as casas, mas têm muitas famílias que perderam os bens materiais, móveis, comidas, e esses nós já estamos providenciando casas para o aluguel social”, ressalta Barbirato.
O município de Cambuci possui cerca de 14 mil habitantes. A água do valão Dantas desemboca no Rio Paraíba do Sul. A prefeitura local está recebendo ajuda da cidade vizinha de Aperibé e da Emater, que emprestaram máquinas que estão sendo utilizadas na limpeza.
Com informações do Ururau – Foto: Luciana Vieira / Folha da Cidade