Nesta manhã (8), a Polícia Federal realizou uma operação na cidade de Patrocínio do Muriaé, em investigação sobre possíveis irregularidades na compra da merenda escolar.
O vereador Liezio Costa (Pros), relator da Comissão Temporária de Inquérito (CTI), instaurada na Câmara Municipal, de Patrocínio, em meados de setembro, para apurar as denúncias, falou sobre o caso.
Por telefone o vereador, que já foi da base aliada do prefeito, afirma que a administração municipal não colaborou com a comissão e, por isso, a denúncia foi levada ao Ministério Público (MP): “Diante da inércia do prefeito, devido à não apresentação de documentos e informações solicitadas, acionamos o MP e, a sequência dos trâmites resultou nesta ação da Polícia Federal, hoje (8), em nossa cidade”.
O relator disse que a chamada “CTI da Merenda” vem enfrentando dificuldades para desenvolver seus trabalhos: “Não tem sido fácil. A prefeitura não fornece informações, não apresenta a documentação solicitada. Chegamos a fazer uma diligência até a prefeitura, em busca de documentos e dados, mas o prefeito não colaborou e registrou um boletim de ocorrência por invasão”.
Quanto às irregularidades na compra da merenda, Liezio Costa fez acuações contundentes: “Não são indícios. Está comprovado, em documentos, que houve superfaturamento. Um pedido de 20kg de feijão, por exemplo, está registrado em nota, como 500kg. Então, não temos dúvidas. O que queremos apurar é de onde partiu a ordem para que o esquema fosse praticado e quem está envolvido”, disse o vereador, que revelou ainda, haver suspeitas de fraude ou ausência em licitações para fornecimento da merenda.
Liezio Costa finalizou com mais uma denúncia grave. Ao ser perguntado se julgava correta a decisão de afastar do prefeito por 180 dias, o vereador respondeu que sim e fez afirmou: “Acho que o afastamento foi sim acertado, até porque, no site da Câmara, temos um vídeo, em que ele – o prefeito – está tentando subornar testemunhas. O vídeo está em nosso portal e também já foi entregue Polícia Federal”, concluiu.
Com informações da Rádio Muriaé.