As secretarias municipais de Meio Ambiente e de Educação de Porciúncula, em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) da Secretária de Estado do Ambiente, realizaram o Curso de Formação para Implantação da Coleta Seletiva Solidária nas Escolas Municipais de Porciúncula. As escolas, por sua vez, orientaram e fizeram um trabalho de conscientização com os alunos, que corresponderam e realizaram diversas atividades sobre o tema.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Flávio Gonçalves, o curso é realizado através do Programa Coleta Seletiva Solidária, da Secretaria de Estado do Ambiente e tem o objetivo de incentivar o aumento da coleta seletiva, e consequentemente, o número de integrantes da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Porciúncula (Assocata), para que haja menos resíduos descartados na natureza. Outra meta também do município é aumentar a porcentagem de lixo reaproveitado das 11 toneladas produzidas diariamente pela população.
“As atividades e ações desempenhadas pela Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Porciúncula (Assocata) são importantíssimas e de grande valor para toda a sociedade porciunculense, transformando o lixo produzido por moradores e visitantes em matéria prima, gerando trabalho, renda, inclusão social e cidadania”, disse o secretário. No primeiro semestre de 2013 foram recicladas 160 toneladas de resíduos no município, gerando um lucro de R$ 48.522,00 para os 15 membros da associação. Cerca de 10% do total do lixo descartado é reaproveitado atualmente. Este valor pode chegar a 30%, triplicando assim a quantia arrecadada.
O próximo evento da Campanha de Implantação da Coleta Seletiva Solidária será no dia 19 de Novembro, com um curso de orientação e capacitação para os agentes de saúde do município.
Da redação da Rádio Natividade com Ascom Prefeitura de Porciúncula.