Uma reunião nesta terça-feira (10), contou a presença de prefeitos das cidades das regiões Norte/Noroeste Fluminense e da Mata Mineira, que durante encontro na Prefeitura de Santo Antônio de Pádua, assinaram carta de manifesto, onde destacam os inúmeros problemas enfrentados após diminuição de repasses federais e estaduais . De acordo com os organizadores, 19 prefeitos, além de diversos vereadores representaram suas cidades.
De acordo com os administradores, os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), dos Royalties e da arrecadação de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), estão sendo reduzidos, o que vem afetando o funcionamento das prefeituras que em alguns casos, representam cerca de 94% do orçamento total, comprometendo serviços básicos como limpeza pública, obras, saúde, educação, não se descartando ainda, possíveis demissões de funcionários para adequação à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Usaram da palavra os prefeitos de Santo Antônio de Pádua, Aperibé, Cambuci, Volta Grande (MG), Porciúncula, Varre-Sai, Itaocara, São José de Ubá, Bom Jesus do Itabapoana, Miracema, Italva, Lage do Muriaé, São Fidélis e Itaperuna
O socialista Gelsimar Gonzaga de Itaocara, foi longe e culpou os Estados Unidos pela crise, devido aos ataques ao Oriente Médio. Luiz Fenemê, de São Fidélis também usou da palavra onde compartilhou a medida de cancelar todas as festas da cidade.
Já Alfredão, de Itaperuna, a maior cidade do Noroeste, comentou que a política tem que mudar de forma coerente. ‘Os políticos têm que mudar para o bem do povo’- disse Alfredão que lembrou que a Câmara Municipal de Itaperuna, devolveu pelo segundo ano consecutivo, cerca de 1,5 milhão de reais aos cofres públicos do município.
A maioria dos prefeitos entraram em acordo de não realizarem as exposições e festas tradicionais em suas respectivas cidades. O prefeito interino de Natividade Robson Rodrigues Barreto, não compareceu.
Da redação da Rádio Natividade – Foto: Folha Itaocarense
O Taninho era tão bom, que ja estava fazendo o que todos prefeitos pretendem fazer agora , como acabar com todas festas tradicionais. Por isso o Taninho foi muito inteligente deste o primeiro ano do seu mandato. Somente Taninho para voltar o que Natividade era antes.
Tá certo Rodrigo, o Taninho estava acabando com tudo mesmo. Com as festa de bairro, com o Carnaval, com a Festa de Setembro, com o comercio local, com a saúde, com a educação e enfim com toda a cidade.
Natividade não mandou nenhum representante ? O que a cidade está fazendo mediante todo esse problema ?
Eu não vi o nome do prefeito de natividade pq cera ah tinha me esquecido não temos prefeito kkkkkkk
Pois é, uma reunião que trata de assuntos tão importantes, e o nosso Prefeito não vai. Nem mesmo mandou um representante. Não foi por quê? Esta é a minha pergunta. Era dever dele estar lá presente, para ficar a par de tudo, lutar pelos interesses de nossa querida Natividade. Mas não, ele está mais preocupado é com a sua guerrinha particular com o Ex-Prefeito BIM. Com relação aos assuntos tratados, nada pode melhorar com a atual situação política de nosso país. A Dilma, para cobrir o rombo de seus gastos excessivos, para cobrir o escândalo da PETROBRAS, onde bilhões foram literalmente roubados, está brecando tudo, um verdadeiro arrocho, até mesmo no FPM. Bem, tenho certeza de que, no dia em que a Dilma sumir do comando de nosso país, esses problemas citados na reportagem acima serão minorizados de forma considerável. A culpada de nosso país estar assim tem nome: Presidente DILMA. FPM, Royalties, ICMS, nada disso ajuda, se não for na medida certa, e de nada adianta com os aumentos que vêm ocorrendo em nosso país, como o dos combustíveis, da luz, etc. FORA DILMA!