Em todo o estado do Rio, o Sistema Firjan vai oferecer, em 2014, mais de 45 mil vagas gratuitas em cursos técnicos, de qualificação e aprendizagem do Senai, nas modalidades presencial e à distância. As vagas serão distribuídas durante todo o ano e são destinadas a diversos públicos. O objetivo é formar cada vez mais trabalhadores de acordo com os novos perfis demandados pela indústria fluminense e, consequentemente, aumentar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho.
Para a região Noroeste, estão previstas 1.681 vagas gratuitas para este ano, sendo 407 com inscrições já abertas.
Em cursos de qualificação oferecidos pelo Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), serão ofertadas 1.015 vagas. Destas, 295 foram abertas até o momento, em dez cidades da região. As oportunidades são para cursos de Agente de Gestão de Resíduos Sólidos, Almoxarife, Auxiliar Administrativo, Costureiro Industrial do Vestuário, Mecânico de Motocicletas e Mecânico de Motores Ciclo Otto.
Os interessados que atendam a um dos critérios do programa (ser aluno de escola pública, ser beneficiário do programa Bolsa Família, estar inscrito no CadÚnico, entre outros) podem se inscrever nas secretarias de Promoção Social de seus municípios, órgão que realiza a seleção dos candidatos.
Pelo Pronatec, também estão abertas 80 vagas no curso técnico de Logística na unidade Senai de Santo Antônio de Pádua. Podem se inscrever alunos das escolas estaduais, que estejam cursando o 2º ou o 3º ano do Ensino Médio regular. A secretaria de Estado de Educação será responsável pela seleção dos candidatos, que levará em conta o desempenho escolar. Informações sobre como participar do processo seletivo podem ser obtidas no site www.cursosenairio.com.br. As inscrições podem ser feitas até o dia 4 de março.
As aulas do programa estão previstas para iniciar na segunda quinzena de março e serão ministradas de segunda à sexta-feira. Serão duas turmas de 40 alunos, uma no turno da tarde e outra à noite.
DEMAIS CURSOS COM INSCRIÇÕES ABERTAS
Destinado a pessoas de baixa renda encaminhadas pelos sindicatos filiados à Firjan, os cursos de qualificação setorial têm 126 vagas previstas para este ano no Noroeste Fluminense. As inscrições são realizadas durante todo o ano, diretamente nos sindicatos. Em seguida os candidatos são encaminhados para efetivar matrícula nas unidades do Senai.
No momento, estão abertas 32 oportunidades, 20 na unidade Senai de Itaperuna, para o curso de Eletricista Instalador Industrial, e 12 em Pádua, para o curso de Soldador de Aço Carbono Eletrodo Revestido 6G. O prazo para se inscrever é até 25 de fevereiro e a previsão de início das aulas é dia 10 de março.
Com informações do Ururau.