Quem passar pelo calçadão da Avenida Cardoso Moreira, no Centro de Itaperuna, nesta sexta-feira, dia 26, poderá acompanhar a apresentação de sete Folias de Reis da cidade. A iniciativa é do Sistema FIRJAN, por meio do SESI Cultural, em parceria com o Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal de Itaperuna, com o objetivo promover um encontro entre os foliões e a aproximação do movimento junto à população.
“As sete folias que se mantêm ativas, hoje, em Itaperuna, estão restritas aos bairros onde residem seus foliões. Como o encontro será realizado no calçadão da principal avenida da cidade, onde circulam pessoas de camadas e faixas etárias diversas, para muitos será até mesmo o primeiro contato com essa expressão cultural”, afirma Olga Acosta, chefe do setor de Cultura do SESI Itaperuna.
Do encontro, participam a folias Estrela do Oriente, do mestre Niquinho; Estrela do Oriente, do mestre Mauro; Estrela do Oriente, do mestre José Willian; Estrela do Oriente, do mestre Robson; Velhos Amigos, do mestre Jorginho, Nossa Senhora de Lourdes, do mestre Luiz; e Estrela de Belém, do mestre Osmar. A concentração dos foliões vai acontecer a partir das 18h, na Concha Acústica, de onde sairão em cortejo pelo calçadão até a Igreja do Relógio. Em seguida, cada folia vai se dirigir a um ponto da avenida para se apresentar e, posteriormente, retornam à Concha Acústica para o encerramento.
O encontro é mais uma iniciativa do SESI Cultural para difundir a Folia de Reis como importante expressão de arte popular e contribuir para a preservação do patrimônio da cultura imaterial no Noroeste Fluminense. No mês de agosto, a programação do Teatro SESI Itaperuna contou com o projeto “Folias de Reis no Mundo Contemporâneo”, pilotado em parceria com o Departamento Cultural da UERJ, que ofereceu diversas atividades gratuitas, como exposição, palestras, oficinas e apresentações culturais.
Mais informações sobre o encontro podem ser obtidas no telefone (22) 3824-9219.
Documentário – O encontro entre as Folias de Reis na Avenida Cardoso Moreira servirá também de imagens para um documentário que o SESI Cultural está produzindo na região sobre essa tradicional manifestação de religiosidade e de cultura popular. Segundo Olga Acosta, o documentário irá acompanhar ainda a preparação, o cortejo de natal e a festa de arremate da Folia de Reis Estrela do Oriente, do mestre Niquinho, de Itaperuna: “Com toda sua simplicidade, o mestre Niquinho, que é o ‘dono’ da folia, consegue transmitir e recriar, a cada ano, o verdadeiro significado dessa tradição secular. A obra também será uma homenagem a todos os foliões, que com total desprendimento levam sua arte e devoção pelas ruas e casas de nossa terra”. O lançamento do filme está previsto para maio de 2015.