Em Cambuci ladrões arrombam igreja e levam o dinheiro do dízimo

Nem mesmo os templos religiosos estão escapando da ação dos ladrões. Tanto que nesta sexta-feira (10), uma igreja evangélica, localizada na Rua Ernesto Paiva, em Cambuci, foi arrombada. De acordo com informações obtidas pela Rádio Natividade, o pastor João Jacinto de Oliveira, de 57 anos, ao chegar ao local, teria verificado que invasores haviam acessado o local, após arrombarem um das portas e levarem uma quantia em dinheiro não informada, que estava guardada dentro de um envelope. O valor teria sido arrecadado no dia anterior junto aos fieis que pagaram seus dízimos.

Da redação da Rádio Natividade

Abertas as inscrições para o 1º Casamento Comunitário de Natividade

Natividade se prepara para realizar seu primeiro Casamento Civil Comunitário. De acordo com a comarca da cidade, as inscrições já estão abertas e seguem até o próximo dia 31 de julho, na própria sede do judiciário. Podem participar qualquer casal que esteja vivendo sob a condição de união estável. Mais informações poderão ser obtidas de segunda a sexta-feira pelo telefone 3841-9215.

Da redação da Rádio Natividade

Itaperuna irá sediar etapa de ciclismo do Audax Rio neste domingo

O município de Itaperuna,  irá sediar uma etapa da série de provas de ciclismo do Audax Rio, com o percurso de 200 km. O evento será realizado neste domingo, 12, com largada na Praça Romualdo Monteiro de Barros, em frente ao Terminal Rodoviário Papa João Paulo II, às 8 horas.

O evento faz parte da série classificatória internacional dos Brevets Randonneurs Mondiaux, que levará atletas de todo o País para pedalar no mês de agosto, na França (Paris-Bres-Paris), prova de 1.200 km que reunirá cerca de 6 mil ciclistas de todo mundo.

O Audax se constitui em provas de ciclismo de longa distância não competitivas. Os atletas terão até 13 horas e 30 minutos para percorrer os 200 km, saindo de Itaperuna sentido Italva/RJ, retornando à cidade, para depois seguir até a cidade mineira de Muriaé e retornar novamente a Itaperuna. Ao longo do caminho os atletas deverão passar por postos de controle e carimbar seus “passaportes” até completar o percurso.

Neste tipo de prova a premiação é o “Brevet”, que é homologado pelo Audax Club Parisien e dá direito ao atleta de participar de provas de 300 km. A série completa para carimbar a ida para Paris é feita de quatro provas, com 200 km, 300 km, 400 km e 600 km.

Como não se trata de competição, a prova atrai atletas diversos, com diferentes tipos de condicionamento, bicicleta e motivação. Enquanto alguns fazem da prova uma oportunidade de pedalar entre amigos e explorar a região com mais segurança, outros a utilizam para medir suas forças com outros atletas. Ainda há aqueles que buscam a superação dos seus próprios limites físicos e psicológicos. Esse é o espírito do Audax, do primeiro ao último, todos são vencedores.

O evento também traz uma grande visibilidade às cidades por onde passa. O Audax é basicamente um cicloturismo com metas de rendimento, sendo este tipo de prova um grande incentivo ao turismo. Os roteiros por onde a prova já passou viraram rotas extremamente visitadas por turistas ao longo de todo ano. Além disso, ao sediar a prova, a cidade se insere num calendário internacional, com uma divulgação espontânea fora do País, sobretudo na França, país de origem do evento.

Realizado no Estado do Rio de Janeiro desde 2007, o Audax Rio já percorreu cidades como Angra dos Reis, Paraty, Volta Redonda, Rio de Janeiro, Niterói, Paraíba do Sul, Rio das Ostras, Macaé, Campos dos Goytacazes e, agora, chega a Itaperuna.

As provas do Audax Rio são uma realização da Pedal 2 e da Sports Noroeste, com supervisão da Fecierj (Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro), apoio da Prefeitura Municipal de Itaperuna e é homologado pelo Audax Club Parisien.

ETAPA EM ITAPERUNA – Em Itaperuna, o evento será realizado no próximo domingo, 12, e a largada será na Praça Romualdo Monteiro de Barros, em frente ao Terminal Rodoviário Papa João Paulo II, às 8 horas. Além da prova de 200 km, que vale Brevet internacional, os atletas poderão se inscrever para pedalar distâncias menores, com desafios de 50 km e 100 km. Todo o evento contará com estrutura de alimentação e hidratação completa, além do apoio das cidades por onde passará.

Com informações da Agência Comuniqque

PM detém rapazes com substância suspeita no Parque Lajinha, Natividade

Três rapazes foram detidos e conduzidos até a 140ª Delegacia Legal de Natividade, depois que policiais militares do Grupamento de Ações Táticas (GAT – 3ª Cia.), os encontraram de posse de três garrafas contendo líquido semelhante ao solvente “tiner”, próximo à cachoeira do Parque Lajinha, Natividade. Dois adolescentes de 16 e 14 anos, além de um rapaz de 19, prestaram depoimento e foram liberados. O material será enviado para perícia no Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE), no Rio de Janeiro.

Da redação da Rádio Natividade

Celular de atleta é furtado no Estádio do Natividade Atlético Clube

Inspetores da 140ª Delegacia legal de Natividade registraram o furto de um telefone celular, supostamente ocorrido nas dependências do Estádio Carmo Arenari Filho (NAC), no bairro Vila Almeida. De acordo com informações da polícia, o atleta R.G.S., acompanhava as atividades esportivas, quando em dado momento, teria sentido a falta de seu Iphone. Não há testemunhas ou suspeitos. A PM foi acionada e conduziu o caso até a distrital.

Da redação da Rádio Natividade

Lançado documentário sobre Folias de Reis da Região Noroeste

Uma das mais ricas expressões de cultura popular do Noroeste Fluminense, a Folia de Reis é tema de um documentário que o SESI Cultural lançado nesta sexta-feira, dia 10, em Itaperuna. A obra “Folia, Fé e Reis” resgata a história desta tradicional manifestação de religiosidade, que sobrevive há séculos pela força da fé e da sabedoria de mestres e foliões.

Durante 39 minutos, o filme retrata a preparação, o cortejo de natal e a festa do arremate da Folia de Reis Estrela do Oriente, do mestre Niquinho. Além disso, traz imagens do Encontro de Folias de Reis, promovido pelo SESI Cultural em dezembro do ano passado, em Itaperuna, que reuniu mais de quatro mil pessoas no calçadão da Avenida Cardoso Moreira, a principal da cidade.

“O objetivo é mostrar como a Folia de Reis carrega valores profundos da alma do povo simples do interior. A obra é também uma homenagem aos foliões, que com total desprendimento levam sua arte e devoção pelas ruas e casa de nossa terra”, disse Olga Acosta, chefe do setor de Cultura do SESI Itaperuna.

O documentário foi dirigido por Othon Ribeiro, formado em Cinema e TV pela Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de Los Baños, em Cuba. Ao longo da carreira, já atuou como diretor de Fotografia do programa Globo Ciência, da Rede Globo, e foi professor da Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Logo após a apresentação de “Folia, Fé e Reis”, Othon Ribeiro e mestre Niquinho participam de um bate-papo com o público.

No mês de agosto, o Teatro SESI Itaperuna terá outras quatro sessões para exibição do documentário, nos dias 6, 13, 20 e 27.

Atração integra o X-Tudo SESI Cultural

O lançamento de “Folia, Fé e Reis” marca o início do X-Tudo SESI Cultural na cidade, projeto que busca democratizar o acesso à cultura no estado do Rio de Janeiro. A ação leva ao palco do Teatro SESI Itaperuna um panorama do cenário cultural da atualidade, abrindo espaço tanto para artistas já reconhecidos nacionalmente como para talentos locais.

A programação do X-Tudo continua neste sábado, dia 11. Desta vez, a banda Moby Jam sobe ao palco com o show “Sem Juízo”, a partir das 20h. Na estrada desde 2006, os músicos Marcelo Vargas (vocal e guitarra), Elson Braga (baixo) e Augusto Borges (bateria) têm a proposta de fazer o resgate do bom e velho rock’n roll, com repertório de músicas autorais e clássicos do rock nacional.

Os ingressos custam R$ 10 e podem ser adquiridos antecipadamente no atendimento do SESI Itaperuna, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, ou a partir de duas horas antes do início do show, na bilheteria do Teatro.

Para consultar a programação completa do X-Tudo SESI Cultural, que passará por diversas cidades do estado, acesse www.firjan.org.br/xtudo.

Dois menores detidos e quase um quilo de drogas aprendidas em Itaperuna

Dois menores, de 17 anos, foram detidos durante a madrugada deste sábado (11), nas proximidades da praça do bairro Carulas, Itaperuna. De acordo com informações do 29ª BPM, militares do Grupamento de Ações Táticas (GAT), após receberem denúncia, passaram a monitorar os suspeitos, que foram flagrados no momento em comercializavam os entorpecentes.

Após abordagem, com um deles, teriam sido encontrados quatro papelotes de cocaína. Diante das evidências, a dupla acabou admitindo o crime, levando os agentes até um terreno baldio próximo, onde estavam enterradas duas sacolas plásticas, com 316 papelotes de cocaína (506 gramas) e um tablete, com 352 gramas de maconha.

Os infratores seguiram para a 139ª Delegacia Legal de Porciúncula, responsável pelo plantão de área desta sexta-feira (10), onde foram autuados pelo delegado Uilian Costa por crime análogo ao tráfico e associação ao tráfico de drogas.

Da redação da Rádio Natividade